domingo, 4 de julho de 2010

COMO FUNCIONA O CONTROLE ANTI-DOPING

O processo começa imediatamente após um evento competitivo. Representantes do comitê organizador do evento notificam os atletas escolhidos aleatoriamente e vencedores de medalhas ou recordistas para serem submetidos aos testes.

Os representantes do evento acompanham cada atleta ao centro de controle de doping e o deixam sob vigilância até o final do processo de coleta. O rigor é tanto que todo material utilizado é lacrado e o exame feito sob observação de um oficial do mesmo sexo, que verifica se o pH e o peso específico da amostra estão dentro dos limites laboratoriais.

O material coletado passa por reações químicas e calibração do hardware e do software necessários para análise. Se o resultado inicial for positivo, o laboratório faz um outro tipo de teste e só com uma segunda afirmação o problema é comunicado às agências de controle, que solicita novo exame.

Em casos confirmados há uma audiência para determinar se alguma regra foi violada, como também para determinar quais serão as sanções impostas ao atleta ou sua delegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário